Imediatamente após publicar “do oco da alma”, recebi uma notificação de comentário de alguém que perguntava sobre se a peça seria uma melodia estocástica. Minha resposta foi, basicamente, a que segue.

A música estocástica é um estilo de composição que usa processos aleatórios ou probabilísticos para determinar certos aspectos da música, como a altura, duração ou dinâmica dos sons. O adjetivo “estocástico” vem do grego στοχαστικός (stochastikos), que significa “adivinhativo”, “conjecturante”, “aleatório”. A música estocástica muitas vezes envolve o uso de técnicas de computação para gerar aleatoriamente as notas e padrões musicais, embora também possa ser criada por meio de improvisação estruturada ou outros métodos.

O excerto abaixo ilustra o emprego de fórmulas matemáticas na composição musical.

From Scratch: Writings in Music Theory (James Tenney, 2015)

O nome Iannis Xenakis (1922 – 2001), compositor romeno radicado na Grécia, se destaca na composição estocástica. Xenakis usou processos estocásticos para gerar padrões rítmicos complexos que evoluem, criando uma textura sonora densa e frenética. A música é altamente experimental e pode ser um desafio para alguns ouvintes, mas é um exemplo impressionante da criatividade e inovação que a música estocástica pode oferecer.

Em suma, a música estocástica é um estilo de composição que usa processos aleatórios ou probabilísticos para determinar certos aspectos da música, como a altura, duração ou dinâmica dos sons, partindo da “adivinhação”, “conjectura”, do grego στοχαστικός (stochastikos).

Portanto, “do oco da alma” não é uma peça estocástica, no sentido técnico do termo. A peça tem um caráter experimental, como boa parte de minhas composições, mas não resulta das técnicas frequentemente associadas à criação estocástica. Por outro lado, o aspecto semântico do adjetivo grego στοχαστικός (reflexivo, contemplativo, ruminativo) está na base da composição de “do oco da alma”.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *