Viagens na Minha Terra

Almeida Garrett (1846)

O texto abaixo foi extraído de: Wikipédia, a enciclopédia livre.
“Viagens na Minha Terra é um livro da autoria de Almeida Garrett; obra na qual se misturam o estilo digressivo da viagem real (que o autor fez de Lisboa a Santarém) e a narração novelesca em torno de Carlos e Joaninha.

O livro Viagens na Minha Terra, publicado em volume em 1846, é o ponto de arranque da moderna prosa literária portuguesa: pela mistura de estilos e de gêneros, pelo cruzamento de uma linguagem ora clássica ora popular, ora jornalística ora dramática, ressaltando a vivacidade de expressões e imagens, pelo tom oralizante do narrador, Garrett libertou o discurso da pesada tradição clássica, antecipando o melhor que a este nível havia de realizar Eça de Queirós.

Mas a obra vale também pela análise da situação política e social do país e pela simbologia que Frei Dinis e Carlos representam: no primeiro é visível o que ainda restava de positivo e negativo do Portugal velho, absolutista; o segundo representa, até certo ponto, o espírito renovador e liberal. No entanto, o fracasso de Carlos é em grande parte o fracasso do país que acabava de sair da guerra civil entre miguelistas e liberais e que dava os primeiros passos duma vivência social e política em moldes modernos.”


[google-drive-embed url=”https://drive.google.com/file/d/0ByVi2wtmAGTuYTZiNGpjYVcwb3M/preview?usp=drivesdk” title=”Viagens-na-Minha-Terra.pdf” icon=”https://drive-thirdparty.googleusercontent.com/16/type/application/pdf” width=”100%” height=”720″ style=”embed”]a baixar o livro em PDF.


Download da versão em ePUB

Clique aqui para baixar o livro em ePUB.


De Lisboa a Santarem nos tempos atuais

No mapa abaixo, o que seria caminhar de Lisboa a Santarém. Margeando o Tejo, o viajante teria de percorrer 76 quilômetros, que tomariam em caminhada contínua algo em torno de 16 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *