Organize seus documentos digitais

É provável que já lhe tenha acontecido de precisar de uma referência perdida entre milhares de fotocópias quase soltas sem saber por que gaveta começar a busca.

Orwell temia aqueles que nos privariam da informação.
Orwell temia aqueles que nos privariam da informação.

As cópias digitalizadas de documentos podem ser grandes aliadas para evitar o desperdício de tempo que essas buscas provocam. Arquivos digitais não sofrem com a umidade e, quando corretamente digitalizados, a inserção de uma palavra chave na busca pode fazer aparecer na tela o tão necessário arquivo. Eles não pesam e não são levados pela ventania. Seus textos podem ser ampliados facilmente em favor de quem tem dificuldades com letras miúdas.

Por outro lado, visto que são fáceis de juntar, é fácil perder o controle do que se tem e de onde encontrar aquilo de que se precisa, armazenado em meio digital. Quão bom seria ter uma ferramenta open source que fosse distribuída gratuitamente e que funcionasse como gerenciador de biblioteca digital. Seria melhor ainda se essa ferramenta fizesse conversão de e-books e que sincronizasse os arquivos entre diferentes dispositivos de leitura. Já pensou se com essa ferramenta fosse também possível baixar arquivos de notícias da web e convertê-los ao formato e-book? E que dizer da possibilidade de adicionar e/ou editar meta-dados para customizar a catalogação de seus arquivos. Seria muito bom, não seria?

O fato é que essa ferramenta existe e funciona muito bem! Trata-se do software Calibre, um gerenciador de biblioteca digital e muito mais. O video abaixo (em inglês) é uma demonstração feita por Kovid Goyal, desenvolvedor do software, e explica suas funcionalidades e usos.

Tão logo quanto possível, subiremos uma versão desse vídeo com legendas em português brasileiro.

 

Calibre está disponível para Windows, OS X, Linux, e em versão portátil. Para download, acesse http://goo.gl/9f4C5m e selecione a versão desejada. Sucesso na organização de seus arquivos digitais!

Huxley temia aqueles que nos dariam tanta informação que nos tornaríamos passivos e egoístas.
Huxley temia aqueles que nos dariam tanta informação que nos tornaríamos passivos e egoístas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *